domingo, 17 de abril de 2011

1 - Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.

Os pais são o primeiro espelho dos seus filhos, elas aprendem com eles o tempo todo, mesmo sem os pais perceberem. Pais, é bom tomar com isso! Crianças são como esponjas, elas absorvem tudo! Tudo de positivo e negativo. Quem nunca reparou na filha imitando a mãe brigar com o bichinho de estimação ou algo parecido? Quando criticamos nossos filhos ou até mesmo brigamos na frente deles, estamos até mesmo sem querer os ensinando a condenar e criticar a si mesmo e aos outros. Estamos os ensinando a ver o que está errado no mundo, e não o que está certo.
Mas como os pais podem perceber que estão de alguma forma uma posição crítica para seus filhos? Geralmente, são pelas palavras.. muito pelo tom de voz usado. A criança absorve muito isso, muito mais que os adultos e muitas vezes ela não deixa isso transparecer. Também passamos pelo olhar, todos nós sabemos como é AQUELE olhar reprovador. Pois é, as crianças são muito afetas por isso.
O que o autor e eu estamos tentando passar é que não devemos criticar nossos filhos, a critica faz parte da construção do caráter dele, dá digamos.. um freio. Mas a questão é: A crítica frequente, ela cria um efeito cumultativo e cria uma atmosfera negativa na convivencia familiar e na criança.
Temos que aprender a criar nossos filhos em um ambiente estimulante e encorajador ao contrário de um crítico e reprovador.

Mas, como devemos agir na hora que uma situação assim acontece? Quando seu filho joga coca cola no seu vestido de 2 mil reais no casamento da sua irmã mais velha? Na hora, a maioria age sem pensar, fala a primeira coisa que vem a mente, sái tudo tão rápido da boca, né? Não dá tempo nem de refletir melhor. Podemos falar que são por diversos fatores, trabalho demais, o vestido é caro, tá cansada, o marido podia tá olhando seu filho (mas não estava), nada relacionado a seu filho ter por acidente derramado a coca, certo?
Já falou! Que droga, né? Senta, pede desculpas. Diz que não queria ter falado daquela forma com seu filho, pede pra ele prometer tomar mais cuidado e dá um abraço bem apertado. Ele vai fazer biquinho, mas logo vai passar. Isso é bem melhor que brigar e deixar por isso mesmo, a mãe ou pai continuar fazendo criticas e a criança começar a achar que é incopetente e desajeitada. Não é fácil ver aquele vaso quebrado, aquele vestido sujo e se refrear, mas é pelo melhor dos nossos filhos. Vale a pena.
Uma boa alternativa seria: "Como isso aconteceu?" enfatizando o acidente, não a criança, assim, evitando a sensação de fracasso dela, estimulando seu filho a falar durante a sequencia de acontecimentos, vocês podem ver juntos como uma coisa levou a outra e assim ver como isso pode ser evitado. Não seria ótimo?

Uma coisa que também evita bastante brigas é fazer regras, ter um local certo pra colocar roupinha suja, pra brincar, pra estudar, pra tudo! E muralzinho.. Explicando tudo. Se a criança não souber ainda ler, qual tal desenhar? Desenha da forma que você souber, o importante é que a criança aprende desde cedo o que pode, o que não pode. E que tudo tem sua hora e lugar. Isso ajuda muito, experiência própria.
Os pais tem que ter voz ativas nas decisões cotidianas e não podem tirar a ordem do outro, isso é fundamental.

Bem, acabo por aqui. Espero que aproveitem e gostem!
Beijo!

Um comentário:

  1. altamente educativo.... e verdade em dizer q as crianças agem como copiadoras do meio em q vivem devemos ter atençao em q estamos exteriorizando para elas

    ResponderExcluir